segunda-feira, 14 de maio de 2012

TODOS OS LAB´S: Um aparte....

Todo o trabalho manual está cheio de empenho, esforço e dedicação de quem o executa.

 Uma peça, por mais simples que seja, não deve ser olhada vendo apenas o material, ela detém a imaginação, criatividade e tempo dispendido (muito!!!) do artesão, até que a "peça ideal" seja atingida.

Vários moldes e testes são feitos e muito material se estraga até o processo ser finalizado e o produto final estar pronto para entrega.  

Cada peça tem um pouco de quem lhe dá vida e, por isso mesmo,  cada uma delas é única e especial.

1 comentário:

  1. Grande verdade! Infelizmente, ainda há o hábito de menosprezar o trabalho manual, seja ele qual for. Uma artesã coloca a sua alma naquilo que cria, tal como o músico na sua música e o escritor naquilo que escreve. Sempre valorizei este tipo de trabalho porque eu mesma não sou muito habilidosa com as mãos, como se costuma dizer. Gosto de bordar, de crochet e aventuro-me também por outros territórios do artesanato. Mas é isso mesmo e nada mais. Por isso, gosto tanto de participar em oficinas ou workshops. Assim, sinto que aprendo e, ao mesmo tempo, não estou a privar ninguém do seu sustento. Mas a verdade, é que se eu quiser aprender inglês, por exemplo, contrato um professor para o fazer não é? Ou tento aprender sozinha com os recursos de que disponho...isto não vem bem a propósito do seu post (uma amiga que é artesã falou sobre isto no outro dia) mas aproveito para dar a achega. Por outro lado, há sempre espaço para a partilha, mas tem que haver retribuição, certo?
    Bjs
    Mar

    ResponderEliminar