domingo, 24 de fevereiro de 2013

Saponificar: Experiência #1

Depois de muita pesquisa, pusemos "mãos à obra" e o resultado aqui está: quatro sabonetes incolores com aroma de uva! Já experimentei: a pele fica muito macia e com um cheirinho muito agradável que perdura durante horas.

As possibilidades são infinitas. Por isso, vamos continuar a aperfeiçoar esta técnica, ao mesmo tempo que juntamos o útil ao agradável... sim, nem tão depressa volto a comprar sabonete!


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ideias, tesouras, tintas e essências

As tesouras, colas e tintas não têm parado neste ateliê nómada, cheio de boa vontade, boas energias, dedicação e muuuuuita imaginação. Continua é a faltar o espaço... Sente-se no ar a adrenalina e excitação de novas ideias, novos projectos ainda em estado embrionário. Conhecem aquele frenesim que quase não se aguenta enquanto não se deita a mão na massa, se mexe nos materiais e se experimenta isto e aquilo? 
Como é boa essa sensação :) 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

S. Valentim

Já a pensar no próximo dia 14 de Fevereiro, fica aqui um projecto baseado nos moldes da Kreateva. 

Simples assim....

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ideias Sustentáveis : Saco de Presente

Este lindíssimo saco de presente foi feito reutilizando um pacote de leite que iria para o lixo. Quem diria não é? Vi esta ideia sustentável no site da Recicla e Decora e amei a ideia. Daí a decidir experimentar foi um passo. Adorei o resultado e realmente é um prazer reutilizar materiais, transformar lixo em luxo :) A frase não é minha nem original, mas representa um gesto que deveria estar incutido em cada um de nós, reaproveitar, reutilizar objectos e artigos em vez de os deitarmos logo no lixo. O ambiente agradece e de futuro a nossa economia familiar também.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Experiência Cartonagem, Decoupage e Pinturas


Quando me pediram para fazer uma caixa porta-jóias forrada a tecido, fiquei super entusiasmada! Já tinha tropeçado várias vezes na técnica de cartonagem em pesquisas anteriores. Finalmente tinha a oportunidade de experimentar. Assim, comprei o cartão e deixei ao gosto e critério de quem me incumbiu de tão desafiadora tarefa, a escolha do tecido. - Não encontrei nada disse-me.... quem é do artesanato sabe que tem de se gastar sola de sapato para encontrar materiais, que nem sempre é fácil, não é na primeira loja e nem por vezes na seguinte e na seguinte... - Faz antes com decoupage. Pronto, está bem... Inexperiente com estes materiais (a decoupage que fiz foi em caixas de madeira), achei que podia usar na mesma o cartão pintando-o.

E assim foi, lá construí a dita super caixa de dois andares, usei a decoupage na tampa, não com guardanapo mas com papel e usei a técnica da cartonagem nas divisórias da caixa com restos de tecido que tinha.   


A caixa em si foi pintada com tinta acrílica depois do cartão devidamente endurecido com cola branca. Foi decorada a gosto e impermeabilizada com verniz.   




Devido ao tempo de secagem de cada "demão", o tempo de confecção é elevado. As tintas fazem muita sujeira e por ser uma primeira experiência foram cometidos alguns erros. Para já, não é uma das minhas técnicas favoritas, mas ainda vou voltar a experimentar...