quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Experiência Cartonagem, Decoupage e Pinturas


Quando me pediram para fazer uma caixa porta-jóias forrada a tecido, fiquei super entusiasmada! Já tinha tropeçado várias vezes na técnica de cartonagem em pesquisas anteriores. Finalmente tinha a oportunidade de experimentar. Assim, comprei o cartão e deixei ao gosto e critério de quem me incumbiu de tão desafiadora tarefa, a escolha do tecido. - Não encontrei nada disse-me.... quem é do artesanato sabe que tem de se gastar sola de sapato para encontrar materiais, que nem sempre é fácil, não é na primeira loja e nem por vezes na seguinte e na seguinte... - Faz antes com decoupage. Pronto, está bem... Inexperiente com estes materiais (a decoupage que fiz foi em caixas de madeira), achei que podia usar na mesma o cartão pintando-o.

E assim foi, lá construí a dita super caixa de dois andares, usei a decoupage na tampa, não com guardanapo mas com papel e usei a técnica da cartonagem nas divisórias da caixa com restos de tecido que tinha.   


A caixa em si foi pintada com tinta acrílica depois do cartão devidamente endurecido com cola branca. Foi decorada a gosto e impermeabilizada com verniz.   




Devido ao tempo de secagem de cada "demão", o tempo de confecção é elevado. As tintas fazem muita sujeira e por ser uma primeira experiência foram cometidos alguns erros. Para já, não é uma das minhas técnicas favoritas, mas ainda vou voltar a experimentar...

1 comentário: